Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

CARNAVAL x LEIS DE DEUS

         

TEXTO: ÊXODO 31: 18;  32:1-4, 6-7, 10, 15, 19, 26-28
TEMA: A LEIS DE DEUS PARA O POVO
TÍTULO: CARNAVAL   x   LEIS DE DEUS


INTRODUÇÃO:

     A festa de carnaval, há muito tempo atrás, era uma festa saudável e respeitosa. Mas um belo dia um rei fez um pacto com um demônio para que a cidade ficasse cheia de pessoas, então deu a este demônio a chave da cidade, para fazer o que quisesse. Como isto foi feito no mundo espiritual, não tem como desfazer. Por isso é que vemos tantos desastres principalmente nesta época do ano. Ele pega esta chave e abre as cadeias do inferno liberando todo o tipo de demônio(da pior qualidade).  Então vemos, muitas mortes em estradas, bebedices, drogas e sexo, tudo em excesso; e hoje está ainda pior, homem com homem e mulher com mulher. Isto é o que se sabe do surgimento do carnaval.
     Mas na bíblia também o povo fizera carnaval.



DESENVOLVIMENTO:

     EX 31:18 E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
     EX 32:1-4 (leia)

     O povo não teve paciência de esperar o retorno de Moisés e pediu a Arão que lhes fizessem um ídolo de ouro para que tivessem o que adorar (precisavam de algo palpável e que pudessem ver para adora-lo). E o povo fez uma grande festa (talvez aí, o primeiro carnaval, acontecido na bíblia. Depois Sodoma e Gomorra também o mesmo tipo de festa e que hoje nos nossos dias, não são diferentes do carnaval deste século).
     EX 32:6, 7, 10, 15, 19 e 20 (leia)
    
     Moisés havia de trazer os mandamentos para o povo, uma lei, para que o povo andasse com ordem e descencia, mas quando desceu, viu um caos, uma baderna, uma verdadeira Sodoma e Gomorra. Deus sabedor de todas as coisas então disse para Moisés descer, pois o povo havia se corrompido, isto acendeu a ira de Deus e de Moisés também, porém, Moisés irou, mas não pecou.
     EX 32:26 Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do SENHOR, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.

     E Deus falou para Moisés separar os que eram D'ele e os que não fossem os matassem a fio de espada; morrendo assim 3 mil homens.(na época não contavam mulheres, crianças e nem animais).

     E o que seria de nós, se não tivéssemos leis para nos regermos; assim na terra como no céu, Deus estabeleceu leis para que possamos cumpri-la, que são:

     EX 20: 3  Não terás outros deuses diante de mim.
           20: 4 e 5  Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
     Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.    
           20: 7  Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

           20: 8  Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
           20: 12  Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
           20: 13  Não matarás.
           20: 14  Não adulterarás.
           20: 15  Não furtarás.
           20: 16  Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
           20: 17  Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

 
CONCLUSÃO:
   
     No novo testamento, Jesus completa e enxuga a lei, define totalmente a Lei do Senhor Deus de seu Pai.

     MT 22: 37-40  E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
     Este é o primeiro e grande mandamento. 
     E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

     Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

     Não estou falando que é fácil desviarmos das coisas do mundo, mas não devemos nos contaminar com as coisas do mundo, pois disse Jesus: "Tende bom ânimo eu venci o mundo".
Por isso devemos ler a palavra de Deus que nos garante um bom comportamento quando a praticamos. Como diz a palavra: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
E também diz: "Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus".


Texto escrito por Pastor Sidney Batista.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário